top of page

Panna Cotta

  • Foto do escritor: Carlos Camacho
    Carlos Camacho
  • 24 de jan.
  • 2 min de leitura


Pegou fogo no apartamento novo da minha namorada. A válvula do maçarico falhou e eu logo vi as chamas voarem sem parar; a labareda começando a tostar o armário embutido depois que soltei o cartucho na pia. Senhor; só pensava em como apagar antes que a cozinha se incendiasse. Antes que se alastrasse. Antes que tivesse que abandonar o apartamento.


Dani, chame o bombeiro!


Coloquei panos molhados; melhorou mas não resolveu.


Minha mão e meu braço tostando.


Dani, chame o zelador!


Pensar em stituação de desespero é diferente de pensar naturalmente. Logo lembrei do extintor no corredor do prédio, abri a porta e o apaguei. Como é importante a manutenção periódica de extintores. Como faz diferença ter calma quando acidentes acontecem. Ao final, só o led precisará ser trocado. Tudo intacto. Fica o susto. Fica o alerta.


Muito melhor apagar o fogo da Dani depois de um mês viajando. Fogo da paixão e de saudades; não dêem asas à imaginação. Chegando no Brasil a primeira coisa que quis fazer foi churrasco. Eu sempre acendi a churrasqueira com álcool dosados com tampinha ou papel no óleo. Mas, para acender as fogueiras e os fornos à lenha de Minas, acabei comprando um cartucho. De quebra ainda poderia tostar o Crème Brûlée.


A Dani, acostumada com a facilidade, acabou também comprando um. Quis Deus que o vazamento se desse comigo; em uso. Ainda bem que ela não quis fazer churrasco sozinha. Não que ela não fosse capaz de resolver, mas ter alguém do lado sempre ajuda a apagar o fogo.


Qualquer faísca requer atenção redobrada. Aqui no meu prédio uma panela esquecida no fogão acabou por provocar um incêndio na cozinha. Na casa do meu amigo um celular carregando iniciou um no quarto. O fogo é mais forte do que pensamos. Voa rápido. Quer tudo só pra ele. Le Constellation em Crans-Montana, estação de esqui da Suiça, ou ainda a Boate Kiss, em Santa Maria, onde verdadeiras tragédias aconteceram, mostram a importância de regras rígidas de saídas de incêndio suficientes, extintores sempre vistoriados e fiscalização constante. Velas de faísca deveriam ser proibidas em ambientes fechados. Nenhum espetáculo compensa o risco que esses aparatos oferecem. Nesses dois casos os incêndios começaram com estas bengalas pirotécnicas pegando fogo nas espumas de isolamento acústico.


Jamais subestimemos o poder do fogo.


Roma que o diga. 6 dias de fogo iniciado no Circo Máximo, provavelmente em casas de madeira, queimaram 10 dos 14 distritos a partir de 18 de julho de 64 d.c. Eu jamais poderia imaginar que um cartucho de gás e válvulas próprias para esse uso pudessem falhar.


Quando minhas filhas saem, dou três recomendações: 1) não bebam em copos desconhecidos; 2) ao entrar em ambientes fechados, memorizem as saídas de emergência; 3) divirtam-se com juízo.

Eu estava em Roma dias antes com as minhas filhas.


Mas o que tem a ver isso?


Nada. Aparentemente não há conexões.


Panna Cotta é mais gostosa do que Crème Brûlée mesmo.






Comentários


@2025 - Todos os Direitos Reservados - ANTES QUE EU ME ESQUEÇA - CRÔNICAS E ESCRITAS - From WWEBDigital

bottom of page