Manejar bem a rosca faz toda a diferença.
Se entrar torto, a rosca vai espanar.
Se alargar a bitola, a rosca vai espanar.
Mas isso só descobrimos quando precisamos trocar a torneira da pia no domingo à noite. Não se coloca veda-rosca quando há borracha para suportar a pressão. A rosca espanou e perdi a torneira. Não há posição confortável pra substituir conexão hidráulica da torneira da pia. Como regra é um martírio porque há pouco espaço para o grifo girar suavemente.
No dia seguinte achei uma ferramenta própria pra apertar a rosca; a conexão entra pela lateral e você gira a porca de baixo para cima. Basta alinhar que a rosca se mantém intacta. Quem foi o gênio que inventou essa ferramenta e por que demorou tanto para ser vendida? Depois eu descobri uma conexão hidráulica que vem com uma ferramenta de plástico presa na própria conexão; basta você encaixar na porca e apertar. De novo, quem foi o gênio que inventou essa conexão autossuficiente?
Você só precisa comprá-la com esse dispositivo e efetuar a instalação. Chama porca wing, com a diferença que a borboleta se solta e aperta ambos os lados da conexão. Eu não consegui achar quem inventou, eu só gostaria de encontrá-lo e dar um abraço, dizer que ele é um gênio. Eu só achei essa conexão depois de alguma dor de cabeça. Não são todas as lojas que vendem, eu só dei sorte.
Lógico que trocar torneira da pia dá trabalho e seria mais uma tarefa insuportavelmente irritante se não fosse tema de crônica; me levasse a pensar sobre invenções geniais. Sempre tem uma ferramenta melhor pra você resolver algum problema. E, quando você a encontra, invariavelmente se pergunta, como eu não soube disso antes?
Ah, muito mais fácil chamar um encanador, eu sei que você pensou isso. Bom, depende. Foi o que eu fiz da vez anterior. Ele trocou, ajustou, disse que estava difícil, e, ainda assim, não parava de vazar.
-Precisa colocar uma arruela para vedar.
-Você tem aí contigo?
-Não, mas eu vou lá rapidinho compro e termino.
Está na loja escolhendo o trem até hoje. Não voltou passados alguns meses. Eis porque desta vez eu achei melhor ao menos me dedicar a entender a dinâmica da conexão. De quebra ainda instalei um mini registro específico chamado registro de esfera. A coisa mais linda, vermelho. E, de novo me pergunto porque nenhum encanador que foi trocar a torneira antes não me disse da existência dessa pequena maravilha.
Agora, imagine reformar ou construir. Por isso as pessoas surtam. Meu amigo num dia normal de trabalho, estressado, estava saindo para passar na loja de materiais de construção. Eu:
-De novo?
-Pois é, pedi para eles separarem o material para uma semana, estava na obra ontem pra deixar tudo e hoje, agora, me disseram que falta...
Alguma coisa que eu não me lembro. Como não surtar? Mas deve ser interessante ver os dispositivos modernos e as invenções da construção civil. Por isso que tem churrasco na laje. A diferença de preço entre construir e comprar pronta é exatamente o valor do stress, do tempo; é a recompensa pelo surto.
-Que barulho é esse? Não pode ser...
Comentários