top of page

fica em paz

  • Foto do escritor: Carlos Camacho
    Carlos Camacho
  • 19 de abr. de 2019
  • 2 min de leitura

ree

Pra começar a conversa não é fica em paz. É fique em paz. A conjugação é no imperativo. E aí já começa a malandragem dessa expressão. Dita assim corretamente soaria curiosa e imperativamente uma ordem, poderia não cair bem. Aí o cidadão que a inventou tira do imperativo para ficar mais suave. Já não parece uma ordem. Já não parece grosseria.


É o jeitinho brasileiro.


Nenhuma outra expressão é mais sorrateira que essa. Quem te deseja paz à primeira impressão quer o teu bem, quer a sua tranquilidade, o seu sossego. Fica em paz. Como se a paz fosse um valor supremo e necessário a todo tempo. Eu ouvi essa expressão pela terceira vez nesta semana. E aí na terceira, ontem à noite, me tirou a paz. Estou, respondi. Falei que um cara era chato. Fica em paz. Dei risada. São conceitos absolutamente compatíveis. Eu estou em paz e o cara é chato. Veio de um amigo, o que me libera para fazer do diálogo uma crônica.


Mas já sem paz resolvi aprofundar um pouco o conceito.


Desconfiava que essa expressão era traiçoeira. Joguei nalguns grupos de zap e perguntei o que entendiam pela expressão fica em paz. Vai vendo: relaxa, sossega, não enche o saco, vai.. e fique pleno. Fique pleno foi boa. Casquei. Fica na boa. Duas respostas interessantes: tenho uma raiva quando me falam isso no meio da discussão, porque a pessoa não quer mais falar. Todas às vezes que me falaram o tom era agressivo.


Outra constatação interessante: as respostas das mulheres são as mais suaves. Tipo: fica de boa, relaxa, não se preocupe. E as dos homens vieram mais diretas: não me enche o saco. Fica em paz. E aí eu confirmei o quão traiçoeira é essa expressão. O cara manda você pra aquele lugar te desejando paz. É indispensável que você avalie a fonte, isto é, quem fala para você ficar em paz. Só assim você poderá aquilatar de verdade se a pessoa quer mesmo que você fique ou não em paz.


Meu amigo quis dizer que tava tudo certo, o cara era chato mesmo, mas ele resolveria o assunto, que o problema não era meu. Leve muito a sério se tua ex-esposa ou teu ex-marido desejar que você fique na paz. No meio de uma discussão política fica na paz significa que você está falando muita besteira. Se teu filho te disser fica na paz simplesmente está dizendo que você é insuportável.


Ah, que vontade de falar para alguns clientes fica em paz. E eis que agora com a crônica pronta me volta a paz para afirmar que toda às vezes que você ouvir fica em paz é preciso que você a traduza instantânea e automaticamente para....


...fica em paz...

Comentários


@2025 - Todos os Direitos Reservados - ANTES QUE EU ME ESQUEÇA - CRÔNICAS E ESCRITAS - From WWEBDigital

bottom of page